Translate

Friday, April 12, 2024

Era uma vez um pai e um filho...

 Você já se sentiu responsável pela vida de alguém?

Alguém que espontânea e cegamente coloca a sua vida em suas mãos, como quem diz "tá aqui - me leva".

Eu imaginava que a experiência de ser pai me levaria por algum caminho desse tipo, mas é o tipo de coisa que somente quando se está passando por ela é que temos a verdadeira noção e extensão das nossas ações e o impacto delas na vida dos filhos.

Na última postagem eu publiquei vídeos meio tristes de mães e filhos. Aqui vou postar de pai e filho que me emocionaram muito.





Sustentar financeira e psicologicamente uma criança é bem fácil.

Em poucas palavras: se você tem o bastante para você, terá o suficiente para a criança.

A parte complicada, que eu esperei a vida toda para atravessar é aquela em que a criança deixa nas suas mãos o que ela será. Não se trata de escolher uma profissão ou ter responsabilidade com as coisas. Vai muito além disso.

Começa com algum tipo de imitação das nossas atitudes. Alguma forma de reagir, de falar, de escolher que é muito parecida com a forma como agimos (e demonstramos, portanto), ao filho ou filha.

neste ponto as nossas palavras começam a perder o sentido a favor das atitudes. De nada adianta dizer para a criança agir com carinho se não formos carinhosos com ela e com os outros. 

Dizem que essa fase, que vai mais ou menos dos 4 aos 13 anos de idade é mediada pelo pai (figura paterna), enquanto a estrutura psicológica fundamental é dada pela mãe.

Uma criança que teve uma mãe negligente, ausente, irresponsável, egoísta etc formará a personalidade da criança com esses elementos, sendo praticamente impossível mudar. Se a mãe foi dedicada, carinhosa, presente ... ou seja, ela escolheu ser mãe da criança, existe a tendência de a criança se desenvolver muito bem, ou seja, vai se tornar uma pessoa que tem atitudes próprias, tem um jeito único de ser, uma forma própria de fazer as coisas.

Essa criança, ao chegar na casa dos 5 anos de idade começa a ter no pai a nova referência. Se a mãe fez a criança existir, se sentir alguém importante, que merece ser bem tratado, merece ter todo sucesso e felicidade do mundo por se sentir alguém valioso, é a figura do pai quem irá dar a esta pessoa uma direção na vida.

Um pai atento pode notar que sua filha é mais agressiva do que o necessário - logo, é um defeito cuja origem não importa. Ele pode empreender ações para que a menina não seja tão agressiva, ensinando-a a controlar a força, os pensamentos, levando-a a passeios e situações que tenhyam o objetivo implícito de trabalhar aquele defeito, para que ele não atrapalhe a sua vida.

Da mesma forma, outro pai, atento aos detalhes e preferências de seus filhos, pode notar que algum deles canta, dança ou toca música com facilidade - isso é uma virtude que aflora bem cedo, enquanto outras precisam que a criança esteja mais desenvolvida e tenha passado por processos educacionais para se mostrar. Este pai pode empreender ações para que os pequenos interajam com a música de uma forma mais intensa, talvez matriculando numa escola de música adequada à idade. Não para fechar o destino da criança supondo que será profissional de música, mas porque entendeu que aquela virtude pode ser desenvolvida e isso abrirá portas de outros desenvolvimentos e situaçõe smuito boas para o jovem.

Esses dias o mais velho me pediu para guardar algo muito importante. Ele espontaneamente veio e me disse "guarda, por favor". Ele sabe que eu costumo conservar com cuidado tudo que considero importante e sua decisão de me deixar ser o guardião do seu papel precioso tem a ver com isso.

De vez em quando eu o vejo reagindo à frustração e repreensão como eu faço (e eu estou errado). Não quero que ele tyenha o mesmo destino triste que eu, sendo uma pessoa fracassada, difícil de lidar, que atrai problemas o tempo todo, nunca dá certo em nada...

Então eu preciso ao menos agir de forma diferente, ainda que eu não acredite que eu seja alguém importante, preciso agir como se eu fosse, não porque o filho me acha importante, mas porque se eu não me posicionar como alguém relevante, ele também não irá.

A vida toda eu meio que me preparei para este dia, que irá durar alguns anos. Vai ser ótimo.


No comments: